domingo, 4 de março de 2012

Síndrome do Túnel Cárpico

Síndrome do Túnel Cárpico

por Amigos do Hospital de Barcelos a Domingo, 4 de Março de 2012 às 20:57 ·
          
            O chamado Síndrome do Túnel Cárpico, também conhecido como Síndrome do Canal Cárpico, é uma patologia relativamente frequente e que resulta da compressão do nervo Mediano, na passagem, junto com outras estruturas num canal estreito chamado Túnel Cárpico, o qual é delimitado anteriormente pelo ligamento anular do carpo.
           Os nervos são ramos progressivamente mais finos que partem dum tronco central, a Espinal-medula, saindo ao longo da coluna para fazer a ligação entre o Cérebro e todo o organismo, sendo o nervo Mediano um deles, responsável pela enervação de uma parte da palma da mão, principalmente os dedos polegar, indicador, anelar e médio. As queixas referem-se essencialmente a estes dedos, podendo contudo existir uma irradiação da dor para regiões mais proximais do membro superior (antebraço e braço).
            É a mais frequente patologia de compressão nervosa periférica, tem carácter progressivo e é mais frequente no sexo feminino. Esta patologia causa uma sensação de desconforto na mão, dor, sensação de formigueiro (parestesias) e diminuição da força muscular, nomeadamente na capacidade se segurar pequenos objectos. As queixas têm um predomínio nocturno e o doente acorda frequentemente com a sensação de ter as mãos adormecidas, levando-o a mobilizar as mãos para tentar aliviar os sintomas.
            Existe uma multiplicidade de causas que podem desencadear a doença nas quais se incluem o trabalho manual com movimentos repetidos, sequelas pós traumáticas, alterações hormonais como menopausa e gravidez, podendo estar associada a certas doenças como a Diabetes, a Artrite Reumatóide, doenças da Tiróide e mesmo a causas desconhecidas.
            Existem duas manobras que nos orientam para o diagnóstico desta patologia, a manobra de Tinel, que é a percussão do nervo mediano na região da sua passagem pelo túnel e o teste de Phalen, no qual pedimos ao doente que faça a flexão de ambos punhos empurrando o dorso das mãos uma contra a outra, os quais reproduzem as queixas referidas pelo doente.
            A confirmação diagnóstica é dada pela Electromiografia.
            O tratamento conservador é variado, podendo ser feito com anti inflamatórios, imobilização e até injecção de corticóides. A maioria das pessoas responde ao tratamento conservador, sendo o tratamento cirúrgico reservado para os casos refractários ao tratamento clínico. O tratamento cirúrgico consiste numa mini incisão que abre o ligamento anular do carpo e assim promove a descompressão do nervo atingido.

Sem comentários:

Enviar um comentário